Tradição de cultura de mãos dadas no Festival Serranias em Moimenta da Beira
A memória e as tradições voltaram a marcar o programa do ‘Serranias - Festival de Sabores e Tradições’, que decorreu no passado fim de semana, em Soutosa, no concelho de Moimenta da Beira.
O evento realizou-se nas terras de Aquilino Ribeiro, onde o antigo costume da matança do porco na região assegurava a provisão de carne para todo o ano.
Com um programa gastronómico sempre singular, as ementas incluíram açorda de bacalhau, ossos da suã e entrecosto, sarrabulho, torresmos e batata cozida, papas de relão, arroz de sanchas (míscaros) e feijoada típica. Tudo cozinhado em potes de ferro dispostos sobre brasas a arderem no lajedo junto ao largo principal da aldeia.
Houve ainda pão caseiro cozido em forno comunitário, o arroz doce e a maçã de Moimenta da Beira. Além da gastronomia, dos expositores com produtos típicos da região, o Serranias também viveu a cultura e as tradições. No primeiro dia, realizou-se o magusto com as castanhas assadas na caruma, que foram acompanhadas com a jeropiga, a tradicional matança do porto, o matabicho. o almoço da matança e a ceia da desmancha do porco. A animação musical ficou a cargo da Orquestra CemNotas e do Trio João Inseparáveis, que encerrou a programação do primeiro dia.
Já no domingo, os grandes destaques foram o lançamento do livro “Soutosa - Entre a Serra e o Rio”, de Isilda Monteiro e Carlos Nabais, o concerto da Rosinha e a animação da Orquestra Forró Bodó.
O Serranias foi uma organização da União das Freguesias de Peva e Segões, Câmara Municipal de Moimenta da Beira, das Associações de Soutosa, Peva, S. Martinho e Segões e Casa Nossa.