Última Hora
Pub

Câmara de Mortágua constrói dez fogos em antiga escola primária

Investimento de 1,1 milhões de euros alarga oferta do território em termos de habitação a custos acessíveis

A Câmara Municipal de Mortágua aprovou a abertura do procedimento de concurso público para a construção de 10 fogos para arrendamento a custos acessíveis, no âmbito de uma candidatura efetuada ao Programa Habitação a Custos Acessíveis. O investimento resultará da requalificação, ampliação e reconversão da antiga escola primária de Mortágua e área envolvente, prevendo a construção de 8 apartamentos T2 e 2 apartamentos T1, num investimento de 1,1 milhões de euros financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A edilidade será responsável pe­los trâmites do lançamento do concurso, adjudicação e acompanhamento da execução. O prazo de execução da empreitada é de 365 dias, sendo que o objetivo é que possa iniciar até ao final deste ano e ficar concluída até ao final de 2025.

O investimento na requalificação da escola primária de Mortágua e área envolvente, para fins habitacionais, corresponde apenas a uma parte do que está previsto realizar no concelho no âmbito da criação do Parque Público de Habitação. O município assegurou um financiamento de 3,5 milhões de euros para essa finalidade. Além deste investimento, o município apresentou uma candidatura para a construção de 24 novos fogos numa bolsa de terrenos em Mortágua.

Segundo o presidente do município, Ricardo Pardal, “o investimento na habitação é crucial para fixar jovens e famílias e para o desenvolvimento sustentável do concelho”, nomeadamente tendo em consideração a 2.ª fase de expansão do Parque Industrial, a iniciar no terreno até ao final do ano ou início de 2025, que irá aumentar a pressão na procura de habitação. “É esse caminho que estamos a fazer, no sentido de que as pessoas possam encontrar em Mortágua não só o seu posto de trabalho mas também o seu lugar para viver e constituir família,” afirma.

Ainda no âmbito do PRR, a edilidade apresentou uma candidatura ao Programa 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, com a finalidade de proceder à reabilitação de mais de duas dezenas de habitações no concelho.

Estas duas intervenções de requalificação representam um investimento de 254.393,24 euros, sendo também financiadas pelo PRR. Ricardo Pardal refere que todas estas intervenções estão integradas na Estratégia Local de Habitação do município, que passa por proporcionar soluções habitacionais diferenciadas que deem resposta às necessidades e expetativas das pessoas, seja pela construção de novas habitações, seja pela reabilitação urbana.

Outubro 6, 2024 . 19:50

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right