Jogo online quer prevenir a cibercriminalidade
A Polícia Judiciária (PJ) vai apresentar amanhã o jogo online educativo ‘Rayuela’, desenvolvido para ensinar conceitos fundamentais de cibersegurança, de forma lúdica e acessível.
O jogo ‘Rayuela’ tem como público alvo crianças e jovens do 5.º ao 9.º ano de escolaridade e destina-se a ser aplicado em estreita colaboração com a Direção Geral da Educação, entidade responsável pela divulgação e recomendação da sua aplicação junto dos agrupamentos de escolas, cobrindo todo o território nacional.
A apresentação do jogo insere-se na “Missão Cibersegura” da PJ , precisamente em outubro, mês da cibersegurança, promovido pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T).
Durante o evento, será também apresentado o projeto de um outro jogo online educativo, ‘Rage Quit’, desenvolvido pela PJ e orientado para jovens do ensino secundário.
Este jogo visa prevenir comportamentos associados à cibercriminalidade, designadamente, ataques DDoS e a infraestruturas críticas, ransomware e acessos ilegítimos.
Com a aplicação destas duas ferramentas de prevenção, adaptados às diferentes faixas etárias dos participantes, a PJ pretende ajudar a construir "uma geração mais consciente e preparada para enfrentar os desafios do mundo digital".