Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Inclusão Digital do Politécnico cria tabela para comunicar a saúde


Legenda: Pictogramas de emoções bem-estar e estado de saúde (foto:DR) Segunda, 20 de Abril de 2020

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria criou uma tabela de pictogramas “que ajuda as pessoas com incapacidade intelectual e limitações de outra natureza a entender as mensagens”, entre os quais “os idosos com baixa literacia”, ajudado-os “a comunicar em situações de doença e em contactos com os profissionais de saúde, conseguindo assim explicar o que sentem e os seus sintomas”.
“Neste momento de especial preocupação com cuidados de saúde que atravessamos, a comunicação é fundamental. Hospitalizadas ou não, muitas pessoas estão impossibilitadas de comunicar, por diferentes razões”, salienta Célia Sousa, responsável pelo CRID e pelos projetos de comunicação aumentativa. “O importante é chegar ao maior número de pessoas, para que possam ser atendidas nos cuidados de saúde de forma adequada, comunicando de forma mais eficiente os seus sintomas e queixas, para um tratamento mais eficaz”, adi­anta a responsável, citada num comunicado do Politécnico de Leiria.
A instituição explica que para usar a tabela, “a pessoa com dificuldade apenas tem de apontar para os símbolos, ou olhar, para comunicar. A tabela pode ser impressa e plastificada, aumentando assim a durabilidade e permitindo a respetiva higienização. Pode ainda ser usada num smartphone ou tablet, não necessitando de ser impressa”.
A tabela já está disponível online, no endereço https://­crid.esecs.ipleiria.pt/, sendo que esse e outros materiais ligados aos cuidados de saúde estão também a ser partilhados com Cabo Verde, através da Associação Colmeia, com a qual existe um protocolo de cooperação desde de 2014. “O projecto inclui ainda um conjunto de mensagens dedicadas à protecção individual e à prevenção do contágio pela Covid-19, que vão sendo publicadas na página de Facebook do CRID” (www.facebook.com/crid.esecs.ipleiria/), adianta o Politécnico.
O CRID, sediado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, está “dotado de recursos tecnológicos” e “tem como missão promover a inclusão social da população com necessidades educativas especiais através do recurso a ajudas técnicas/produtos de apoio no âmbito da acessibilidade digital”, frisa a instituição.




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu