Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Desporto junta mais de mil seniores portugueses e espanhóis


Domingo, 19 de Maio de 2024

Mais de mil portugueses e espanhóis estiveram no Encontro de Desporto Ibérico Sénior, iniciativa que promove a prática desportiva nos mais velhos e a partilha de experiências entre os participantes dos dois países.
A cidade recebe grupos dos concelhos da Guarda, de Sernancelhe, Oliveira do Hospital, Carregal do Sal, Gouveia, Belmonte, Nelas, Mangualde, Constância, Castro Daire, São Pedro do Sul, Mortágua, Freixo de Espada à Cinta e Ciudad Rodrigo (Espanha).
O evento promovido pela Câmara Municipal é realizado no âmbito do programa Guarda + 65, que integra uma rede intermunicipal de desporto sénior.
“A iniciativa vai ao encontro das políticas de promoção de envelhecimento saudável no concelho e pretende também fomentar a partilha de experiências e o convívio entre os participantes através da atividade física”, realçou à agência Lusa Alexandra Fonseca, coordenadora do programa Guarda + 65.
A responsável apontou que a proximidade da Guarda com Espanha permitiu a presença de grupos do outro lado da fronteira.
O encontro tem ainda uma vertente de promoção do território, através do património e da gastronomia local.
Durante a manhã, além dos momentos de atividade física, os participantes visitaram a Sé Catedral e tiveram como anfitrião o Bispo da Guarda D. Manuel Felício, e, durante a tarde, o programa inclui um mercadinho de produtos endógenos.
O grupo de Ciudad Rodrigo foi um dos mais animados: a associação de mulheres “Amanecer” participa no encontro com cerca de 40 elementos.
A presidente da associação, Carmen Baz, apontou à Lusa que a estrutura tem cerca de 180 mulheres associadas que participam em diversas atividades desde a atividade física, à pintura, ao teatro e dança.
“Somos muito ativas e colaborativas”, sustentou.
Do concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, surgiu um grupo de 40 cidadãos da comunidade e integrados em respostas sociais.
“São três grupos diferentes que se juntam para fazer exercício físico. São projetos das freguesias e das IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] que a Câmara Municipal também apoia”, apontou Ana Rodrigues, técnica da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, a iniciativa deve servir de “inspiração para todos, para o país e também para os políticos para que saiam do sedentarismo diário”.
O autarca realçou a importância da atividade física para uma vida com mais qualidade e defendeu ser necessário dar condições aos seniores para que semanalmente se possam manter ativos.
O programa Guarda + 65 conta com cerca de 900 pessoas inscritas a praticar atividade física semanalmente. A coordenadora do projeto realçou a importância das atividades para manter os seniores fisicamente ativos, mas também para a interação social.
Alexandra Fonseca apontou que o programa, que existe desde 2010, promove um conjunto diversificado de iniciativas e que semanalmente dinamiza aulas nas freguesias rurais.
“A ideia é chamar mais pessoas com mais de 65 anos a praticar atividade e no sentido de promoção do envelhecimento saudável”, frisou.




Suplementos Temáticos