Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Profissionais da área museológica homenageados na Figueira da Foz


Terça, 30 de Abril de 2024

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) homenageou um conjunto de profissionais de museus portugueses no âmbito do Dia Nacional do Museólogo, celebrado ontem na Figueira da Foz.
O Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), prestes a festejar 130 anos (6 de maio) e que recentemente passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus, foi escolhido para acolher o Dia do Museólogo, que a APOM comemorou pelo segundo ano como forma de «partilha de saberes e histórias», bem como de «reconhecimento e homenagem a diversas personalidades da área da museologia».
Os participantes foram recebidos de manhã no Auditório Madalena Biscaia Perdigão pelos presidentes da APOM (João Neto) e do Município da Figueira da Foz (Pedro Santana Lopes), visitaram o Museu Santos Rocha e à tarde assistiram a três comunicações da área da museologia, terminando a sessão com a entrega de diplomas aos homenageados, nomea­­damen­te João Castel Branco Pe­reira (Museu dos Coches e Museu do Azulejo), Matilde Tomás do Couto (Museu José Malhoa), Paulo Henriques (Museu de Arte Contemporânea e Museu do Azulejo), Cristina Horta (Museu Cerâmica Caldas da Rainha), Rui Manuel Cordeiro Rasquilho (Mosteiro de Alcobaça), Agostinho Paiva Ribeiro (Museu de Lamego), Maria Isabel Cunha e Silva (Museu D. Diogo de Sousa), Teresa Viana (Museu Nacional Soares dos Reis), César Lopes e Liliana Póvoas (Museu Nacional de História Natural e da Ciência), Miguel Pessoa (Museu de Conimbriga), José Monterroso Teixeira (Paço Ducal de ViIa Viçosa e Museu de Évora), António Viana (artista plástico e museógrafo) e Teresa Parra da Silva (Museu Nacional dos Coches, Paço Ducal de Vila Viçosa e Museu da Assembleia da República).
Na receção aos participantes, João Neto destacou a importância de comemorar o Dia do Museólogo, das equipas e dos profissionais da área do património e dos museus. «Este dia é vosso, é um dia para não nos esquecermos de vocês, da importância que cada um de vós tem tido na defesa do património, dos palácios e museus», sublinhou o dirigente da APOM, citado numa nota divulgada pelo município figueirense.
Por sua vez, Pedro Santana Lopes, que foi convidado por João Neto para sócio honorário da APOM, agradeceu à associação a escolha da Figueira da Foz e do Museu Santos Rocha para palco destas comemorações, relembrou a criação em 1991, quando era secretário de Estado da Cultura, do Instituto Português de Museus, e lamentou que, no caso do restauro, continue «a não ter o devido incentivo» e «disseminação por todo o território nacional».
O autarca, de acordo com a nota informativa enviada a nosso jornal, falou ainda do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, «um bem muito importante desta terra», deixando um pedido a todos para que «o considerem integrado dentro dos vossos horizontes de trabalho, das vossas preocupações».




FIG