Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Novo pacote de ajuda à Ucrânia


Quarta, 24 de Abril de 2024

Fontes oficiais dos Estados Unidos indicaram que o Pentágono está pronto para enviar, nos próximos dias, um novo pacote de ajuda militar de mil milhões de dólares (cerca de 930 mil milhões de euros) para a Ucrânia.
Este anúncio surge depois de meses de frustração e de bloqueio no Congresso norte-americano e dias depois da Câmara dos Representantes (câmara baixa, de maioria republicana) ter aprovado um pacote global de 95 mil milhões de dólares (cerca de 90 mil milhões de euros) para ajudar Kiev no esforço de guerra contra a Rússia, bem como para apoiar Israel na guerra contra o grupo islamita palestiniano Hamas e na defesa de Taiwan.
Estas três propostas serão hoje votadas no Senado (câmara alta, de maioria democrata), antes de seguir para assinatura do Presidente Joe Biden.
As votações seguem-se a semanas de debate de alta tensão entre republicanos e democratas e mesmo dentro do Partido Republicano, onde uma fação radical próxima do ex-presidente Donald Trump ameaça mesmo tentar destituir o líder republicano da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, acusando-o de ser cúmplice da Casa Branca (presidência).
A maior fatia do pacote global, 61 mil milhões de dólares (cerca de 57 mil milhões de euros), é destinada à assistência militar e financeira à Ucrânia para combater a invasão russa.
O pacote inclui o envio de munições, incluindo munições de defesa aérea e grandes quantidades de munições de artilharia, desejadas pelas forças ucranianas, bem como veículos blindados e outras armas.
As autoridades dos Estados Unidos da América (EUA) disseram que algumas das armas serão entregues muito rapidamente para a frente de batalha – eventualmente dentro de alguns dias – mas poderá levar mais tempo para que outros artigos de defesa cheguem à Ucrânia.
O anúncio reflete a promessa de Biden - repetida na segunda-feira, numa conversa telefónica com o homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky - de que os EUA enviariam as tão necessárias armas de defesa aérea logo que o Senado aprove a proposta.
Zelensky disse na rede social X que Biden também lhe garantiu que um próximo pacote de ajuda incluiria armas de longo alcance.




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu