Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Antarte materializa esculturas para as primeiras exposições na nova Ala Álvaro Siza em Serralves


Conteúdo Patrocionado Quarta, 28 de Fevereiro de 2024

Mário Rocha, CEO da Antarte, em nova colaboração com o primeiro Pritzker português, após o trabalho conjunto para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza.

As exposições que inauguraram a nova Ala Álvaro Siza na Fundação de Serralves, no Porto, têm uma colaboração especial da Antarte. Nos últimos 12 meses, é o segundo projeto conjunto entre o prestigiado arquiteto português Álvaro Siza Vieira, e a marca portuguesa de móveis e decoração. 

2-O-arquiteto-Siza-Vieira-e-M-rio-Rocha-fundador-e-CEO-da-Antarte-numa-das-unidades-industriais-da-A

As duas esculturas materializadas pela Antarte são um dos trabalhos que mais se destacam no "lugar com mais obras do Pritzker no mesmo espaço." Ambas foram produzidas pela Antarte em madeira de criptoméria dos Açores, uma matéria-prima sustentável. A marca usa materiais sustentáveis no fabrico de móveis como consolasmóveis de TVmesas de centromesas de apoiomesas de jantarcadeirasaparadorescamas e mesas de cabeceira.

5-Esculturas-do-arquiteto-Siza-Vieira-materializadas-pela-Antarte-em-exposi-o-na-Funda-o-de-Serralve

De recordar que nos tempos de juventude, o arquiteto Siza Vieira queria ser escultor mas viria entretanto a seguir a formação em arquitetura. A atribuição do prémio Pritzker em 1992, galardão apelidado de ‘Nobel’ da Arquitetura, é o culminar de uma carreira brilhante na área mas aos 90 anos, Siza Vieira concretizou um desejo de juventude: realizar esculturas.

3-O-arquiteto-Siza-Vieira-e-M-rio-Rocha-fundador-e-CEO-da-Antarte-numa-das-unidades-industriais-da-A

De salientar que na primavera de 2023, a presença do Vaticano na Bienal de Veneza também contou com um trabalho conjunto entre Siza Vieira e a Antarte. A instalação “Encontro”, composta por 12 esculturas que representam pessoas, esteve em exposição no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore, entre Maio e Novembro do ano passado.

6-M-rio-Rocha-fundador-e-CEO-da-Antarte-e-o-arquiteto-Siza-Vieira-na-Funda-o-de-Serralves

Na primavera de 2023, a presença do Vaticano na Bienal de Veneza contou igualmente com um trabalho conjunto entre Siza Vieira e a Antarte. A instalação de arte “Encontro”, composta por 12 esculturas que representam pessoas, foi exposta no pavilhão do Vaticano, na Basílica de San Giorgio Maggiore, em Veneza, entre Maio e Novembro do ano passado.

7-M-rio-Rocha-fundador-e-CEO-da-Antarte-e-o-arquiteto-Siza-Vieira-na-Funda-o-de-Serralves

Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, salienta que «a colaboração estabelecida com “o mestre” da arquitetura portuguesa e um dos mais destacados a nível mundial, é uma honra para a Antarte. Era irrecusável o desafio de trabalhar novamente com o arquiteto Siza Vieira, numa instalação de arte que é um justo tributo ao génio criativo de um dos grandes nomes da arquitetura das últimas décadas.”


SOBRE A ANTARTE:

A Antarte nasceu em 1998, em Rebordosa, como uma empresa dedicada a peças de mobiliário antigas e arte. Foram estas duas áreas de negócio que determinaram a criação e designação da própria marca, cujo nome resultou da fusão de “antiguidade” com “arte” – Antarte.

A partir dessa altura, a marca dedicou-se ao mobiliário de design elegante e intemporal, com um padrão de qualidade de excelência.

A Antarte é uma marca 100 por cento nacional e de referência em mobiliário e decoração em Portugal, com uma rede de 14 lojas em território nacional. Para além disso, exporta os seus produtos para vários mercados em 4 dos 6 continentes.

Todas as informações sobre a marca estão disponíveis em www.antarte.pt




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu