Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Formalizado consórcio para qualificar queijos da região Centro


Segunda, 12 de Fevereiro de 2024

Trinta e seis entidades da região Centro integram o consórcio da candidatura da Estratégia de Eficiência Coletiva para os queijos do Centro de Portugal, que pretende impulsionar a valorização económica dos produtos e subprodutos daquela fileira. O projeto, cujo contrato de consórcio foi este fim de semana assinado na Escola Superior Agrária de Coimbra, integra ações para apoiar e contribuir para o fortalecimento, valorização e competitividade da fileira do queijo da região Centro.
“Tivemos um primeiro programa que iniciou procedimentos nesta fileira e agora precisamos de alavancar ainda mais o seu desenvolvimento” para “podermos, a nível nacional e internacional, promover os queijos da região Centro, que já têm uma imagem própria”, disse à agência Lusa a presidente da Inovcluster, que lidera a candidatura.
Salientando que existe toda uma fileira que tem de ser ajudada e valorizada, Patrícia Carvalho adiantou que a candidatura para apresentar ao Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (Provere) está a ser construída e, caso seja aprovada, vai ser desenvolvida durante três anos.
Segundo a presidente da Inovcluster (Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro), as ações a desenvolver vão abranger todas as vertentes da fileira do queijo, desde a base até ao produto final e consumidor.
O projeto envolve as comunidades intermunicipais (CIM) da Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões, Serra da Estrela e Beira Baixa, onde já existem cinco queijos com Denominação de Origem Protegida.

Leia a notícia completa na edição em papel.



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu