Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Planalto Beirão assenta ação na prevenção, circularidade e descarbonização


Eduarda Macário Segunda, 18 de Setembro de 2023

As metas impostas no setor dos resíduos são um verdadeiro desafio para a Associação dos Municípios da Região do Planalto Beirão e para os seus associados. Mas não serão nada que este território não consiga alcançar e, até, ultrapassar, tendo em conta o trabalho já feito ao longo dos seus 30 anos de existência. Mas para isso, e para além do recursos às mais recentes tecnologias, é urgente que os mais de 330 mil habitantes mudem de comportamento e incluam a reciclagem nos seus hábitos.

Coube ao secretário executivo, José Portela, apresentar as linhas gerais da estratégia da AMRPB - PA PERSU 2030 - que assentam sobretudo na prevenção, circularidade e descarbonização, com um serviço de qualidade, economicamente sustentável e acessível às pessoas. O plano contempla ações de reforço dos meios de recolha seletiva, soluções para fluxos específicos de resíduos e uma forte aposta na valorização dos biorresíduos.

“Se em 2021 tínhamos uma meta de 32% de reciclagem de resíduos urbanos, o facto é que em 2025 a meta é estipulada nos 55%. Por isso temos que reconhecer a necessidade de fazer a recolha seletiva de bior-resíduos já em 2023”, afirmou José Portela, explicando que “a associação já desempenha uma ação interessante na recolha porta a porta de resíduos volumosos, mas também de resíduos perigosos, têxteis e outros, a pedido, já em 2024”.

Leia a notícia completa na edição em papel.



Suplementos Temáticos