Notícias

Alunos desafiados
a ‘proteger’ a cidade

Centenas de novos estudantes do ensino superior foram ontem recebidos pelo presidente da Câmara, no Mercado 2 de Maio, onde também lhes foi oferecido um kit composto por imagens da cidade, informação e uma t-shirt com a frase 'Eu cuido da minha cidade'.
Almeida Henriques desafiou os alunos a fazerem parte da vida de Viseu e a zelarem pelo património da cidade que agora os acolhe. “Porque não a comunidade académica participar na vida da cidade?”, questionou o autarca, apelando aos jovens para que se assumam como “pessoas que gostam da cidade”.

Críticas nas redes sociais
podem valer processos judiciais

O aviso foi avançado pelo vice-presidente da Câmara, Pedro Mouro, na conferência de imprensa de balanço do primeiro ano de actividade do executivo camarário socialista liderado por Vítor Figueiredo.

Académico “proibido”
de perder na Covilhã

Não vai ser fácil a 12.ª jornada para as equipas do distrito. A necessidade de pontos é a mesma, mas para atingir metas diferentes. Enquanto o Académico têm de pontuar para não cair na zona perigosa, já o Tondela precisa de uma vitória para se manter a corrida aos lugares da subida.

Município incentiva
requalificação do património

O executivo municipal aprovou ontem um novo regulamento de incentivos à reabilitação de fachadas. Actualmente, o apoio era apenas dado a proprietários de prédios localizados na Área de Requalificação Urbana, que cobre o centro histórico e algumas áreas limítrofes, mas até ao final do próximo ano, poderão ser enviadas candidaturas de todo o município. A Câmara de Viseu quer incentivar a requalificação do património do concelho através da atribuição de um apoio financeiro de seis euros por metro quadrado recuperado.

Câmara atribui subsídio
de 500 euros por nascimento

A Câmara de Penalva do Castelo decidiu atribuir um subsídio de 500 euros a cada bebé filho de pais residentes no concelho, de forma a incentivar a natalidade, revelou o autarca local.
De acordo com o presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, esta é apenas uma das medidas para tentar inverter a desertificação de um concelho que tem cada vez menos habitantes e onde nascem cerca de 80 crianças por ano.

Mais de uma tonelada de míscaros
será vendida este domingo em Sátão

A Feira do Míscaro de Sátão é já uma referência e um marco no calendário de eventos da região . O presidente da Câmara, Alexandre Vaz, disse ontem que a expectativa para esta 8.ª edição é “boa”, pois o tempo também tem ajudado e espera que o sol se mantenha até domingo, dia da realização da Feira do Míscaro.
“Este ano há mais míscaros devido ao tempo que nos brindou com chuva durante e agora com este sol”, afirmou, adiantando que é possível que o preço do quilo do míscaro desça este ano. Nos anos anteriores, o preço por quilo tem chegado aos 25 euros.

Junta de Viseu quer mudar-se para
nova sede no centro histórico em 2015

A Junta de Freguesia de Viseu pretende instalar-se no centro histórico a partir do próximo ano, encontrando-se em conversações com a Câmara de Viseu para encontrar um local adequado para a nova sede.

Gala premeia melhores
vinhos e vinhas do Dão

Os melhores vinhos e as melhores vinhas do Dão vão ser hoje premiados na 4.ª gala 'Os Melhores do Dão', promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD), na Pousada de Viseu, a partir das 19h00.

Pedófilo reincidente
detido em Mortágua

Os abusos terão começado em Junho e desenvolveram-se com uma “cadência semanal”, refere fonte ligada à investigação, da responsabilidade da Polícia Judiciária de Coimbra. Acabaram agora, com a detenção do suspeito. Em causa está um homem de 65 anos, actualmente reformado, que desenvolveu uma actividade profissional, enquanto activo, na área administrativa.

Show aquático
está em Viseu
até 2 de Novembro

De amanhã a domingo e no próximo fim-de-semana (31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro), Jorge Cardinali e a sua companhia circense estão em Viseu para apresentar o 'Aquático Show', um espectáculo com um conceito inovador de circo e único em Portugal, que envolve a participação de várias espécies de animais marinhos.

Páginas