Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Santa Comba Dão promove doce típico e produtos endógenos até sábado


Eduarda Macário Quinta, 28 de Março de 2024

A Páscoa tem outro sabor em Santa Comba Dão. De hoje a sábado realiza-se a 2.ª Feira das Atividades Económicas e das Tradições e a 9.ª Mostra das Broinhas de Santa Columba que promovem sabores e saberes tradicionais.
A organização é partilhada entre o município e a União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, replicando o modelo de sucesso do ano anterior, com a instalação, junto a Largo do Município, de uma tenda de 1500 metros quadrados, que vai acolher este certame de referência.
Ao Diário de Viseu, o presidente da câmara municipal, Leonel Gouveia explicou que “a broinha Santa Columba é um produto endógeno com muitos anos e tradicional na altura Páscoa”. “Este doce típico era usado como o folar de Páscoa que os padrinhos davam aos afilhados. É uma bola doce feita com farinha de milho e ovos típica da nossa região”, afirmou Leonel Gouveia, adiantando que “o município tem vindo ao longo dos anos a promover este produto numa iniciativa que organizava no mercado municipal”. No entanto, e dado o peso que tem na tradição do concelho, o município entendeu que era importante dar-lhe uma maior dimensão e associar-lhe também a divulgação daquilo que são os produtos endógenos do concelho, o artesanato local e também a mostra de algumas empresas instaladas no concelho”.

Leia a notícia completa na edição em papel.



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu