Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fábrica da Queima está 'a todo o gás'


Rafael Teixeira Quinta, 28 de Março de 2024

A Fábrica da Queima está a decorrer até amanhã na Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT). Este ano, o espetáculo está a ser preparado por um recorde de 400 voluntários, entre jovens e adultos que, ano após ano, não resistem ao ‘bichinho’ de voltar a participar no grande evento comunitário de Tondela. Só a banda que compõe a banda sonora, com dezenas e dezenas de temas originais, conta com pelo menos 50 músicos. Espetáculo este que tem “as artes dentro da arte”, por se ramificar pelo teatro, coreografia, além da componente musical, da cenografia, contará com vários figurinos e fará uso de efeitos pirotécnicos.
Como diz o coordenador artístico da ACERT, José Rui Martins, “trata-se de um Universo abrangente de todas as artes e que culmina no Sábado de Aleluia”. Está marcado para as 23h00, num novo espaço: o Recinto da Feira Semanal.
Até lá, o trabalho está a ser distribuído por vários grupos, mas todas as noites, às 21h00, os participantes somam as partes, num ensaio geral, para ir formando um ‘todo’. “Cada um de nós tem uma função de complementaridade. É daí que nasce o espetáculo, da responsabilidade de cada um”.

Leia a notícia completa na edição em papel.



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu