Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Palace celebra oito anos de superação e consistência


Terça, 28 de Março de 2023

Restaurante comemorou ontem mais um aniversário, um percurso de orgulho mas também de muito trabalho

O restaurante Palace, em Viseu, é um bom exemplo de dinamismo, trabalho em equipa e exigência. O espaço onde se podem saborear os melhores petiscos celebrou ontem oito anos e os proprietários, Vanessa Santos e Luís Almeida, não podiam estar mais orgulhosos do trabalho que realizaram ao longo destes anos.

“Olhamos para trás e vemos que estamos sempre a fazer mais e melhor. Somos também trabalhadores do restaurante e é um orgulho sempre que levo um prato à mesa. É um orgulho e uma motivação constante. Sinto que estou no sítio certo e com as pessoas certas”, afirmou Vanessa Santos.
O dinamismo e o carisma do casal têm sido a “alma do negócio” pois, quem conhece o Palace consegue perceber as mudanças que vão acontecendo na carta, na decoração do espaço e no mobiliário. Em breve, o Palace deverá sofrer algumas alterações para ficar com uma ‘cara nova’.
“Queremos sempre mais e melhor, o suficiente é sempre pouco”, admitiu Vanessa Santos, lembrando que, em novembro do ano passado, abriram uma padaria artesanal, a Rústica, que tem feito muito sucesso na cidade.
O “entusiasmo” e a “consistência” estão sempre presentes mas o casal não tem dúvidas de que “as pessoas é que têm feito a casa”. “Os clientes reconhecem o nosso esforço diário. Acreditamos que só recebemos aquilo que damos e nós temos a sorte de ter clientes simpáticos e as pessoas sentem-se bem recebidas”, sublinharam.
Segundo Vanessa Santos, ir ao um restaurante hoje em dia já não é apenas para saciar a fome: “Quem vem ao restaurante está à espera de uma experiência diferente e nós proporcionamos isso às pessoas”. Além disso, o facto de ter uma equipa consistente, em que os funcionários conhecem os clientes e todos se sentem em família, ajuda à continuidade do negócio.
“Se tivesse que resumir estes oito anos diria que foram anos de superação e essa superação assenta na consistência e na exigência”, constatou.
O casal faz questão de trabalhar com os produtos da região, pelo que os petiscos da carta vão variando consoante a época do ano. Todos os dias recebem produtos frescos, além dos mariscos vivos, das avelãs de Viseu, da pera passa feita na região, dos cogumelos, entre outros. Dos petiscos mais apreciados destacam-se os croquetes de alheira, as tiras da vazia com queijo da serra, o folhado de cabrito, os mini cornetos de foie gras, a tarte tatin de tomate e parmesão, a vieira fresca com puré de ervilha e presunto ibérico, o folhado de queijo da serra e o petisco que nunca saiu da carta, dedicado às crianças, que é o frango em tempura (que os mais pequenos chamam de frango no pauzinho). Há também uma sobremesa que se mantém na carta desde o início – o crumble de maçã.
Desde há três anos a esta parte, o Palace tem apostado nos pratos de arroz no forno e caldosos, algo que os clientes apreciam e solicitam. O arroz de polvo, de robalo e de lavagante são alguns exemplos do que podemos encontrar no restaurante.

​Arroz de forno de polvo e aioli de limão


Vanessa Santos e Luís Almeida concluíram que o Palace serve “comida de conforto, aliando tradição e inovação”. Os vinhos do Dão juntam-se aos sabores inconfundíveis do Palace e predominam na carta de vinhos. “90% dos vinhos recomendados e vendidos são do Dão. Tentamos sugerir uma harmonização com os pratos”, adiantou Vanessa Santos.
O Palace está aberto de segunda-feira a sábado, das 12h00 (12h30 ao sábado) às 15h00 e das 19h30 às 22h30, encerra ao domingo. A partir de abril, estará também aberto ao domingo. Todas as novidades podem ser acompanhadas nas páginas de Facebook e Instagram do Palace. O restaurante está situado no centro da cidade de Viseu, na Rua Paulo Emílio, n.º 12, (a poucos metros do Parque da Cidade). Para reservas está disponível o número 963 004 817.

​Naco da vazia é um dos pratos do Palace




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu