Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ovar: “O Lameirense”, o último barco moliceiro do Torrão do Lameiro


Sexta, 16 de Abril de 2021

Luís Ventura

“O Lameirense”. O próprio no­me indica a proveniência do último moliceiro do Torrão do Lameiro, lugar de Ovar situado no extremo Norte da Ria de Aveiro. Era um barco pujante, campeão de regatas e decorado com painéis de proa originais, divertidos e vencedores de concursos. Hoje nada mais é do que uma memória, apesar de tudo viva no lugar que o viu nascer e mais tarde partir, já com o casco meio apodrecido.
Foi graças a um painel inspirado nas Festas da Ria que o “La­meirense” ganhou o primeiro lugar no concurso de painéis de moliceiros, em Aveiro, no ano de 2006. O barco, propriedade de Domingos Valente e José Gonçalves, tinha sido pin­tado especialmente para par­ticipar no concurso e na regata desse ano.
“Foi, muito provavelmente, o mais rápido moliceiro que um dia sulcou as águas da Ria de Aveiro”, garante António Valen­te, que andou nele vezes sem con­ta, com o pai e o irmão. “Quan­­do o meu irmão o vendeu, há cerca de dez anos, há mu­ito tempo que não havia a­poios para quem tinha um moliceiro”, recorda com alguma tris­teza. Assim, a família Valente despediu-se de “O Lameirense” e ven­deu-o para Aveiro, onde passou a fazer passeios turísticos. “Já não havia água, não havia moliço, não adiantava ter um barco moliceiro parado na Ria com custos elevados de manutenção”.

Leia a notícia completa na edição em papel.



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu