Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Maior investimento de sempre na expansão da zona industrial


José Alberto Lopes Terça, 02 de Junho de 2020

O Município de Tondela promoveu ontem uma visita aos trabalhos de expansão e requalificação da Zona Industrial Municipal (ZIM) da Adiça, que se iniciaram há duas semanas. Com um investimento superior a três milhões de euros, com comparticipação do FEDER na ordem dos 2,4 milhões de euros, a obra tem um prazo de execução de 18 meses.
“É um investimento com várias intervenções, criando uma nova entrada e uma nova centralidade da ZIM, com a implantação de uma rotunda na ligação à EN2 e mais duas no seu interior. As novas vias serão estruturadas e dimensionadas para a actividade económica, criando-se novos lotes, necessários face à procura, e requalificando igualmente o que já existe, para nos mantermos na liderança da inovação e da capacidade de atractividade”, referiu José António Jesus, presidente do município.
A obra engloba a colocação de novas infra-estruturas, iluminação subterrânea, arruamentos e pavimentos, um parque de estacionamento com mais de 230 lugares, um sistema adicional de combate a incêndios, com reservatório de água, e a requalificação da ex-EN2 (entre o nó do IP3 e a rotunda sul).
O município adquiriu ainda terrenos para a faixa de gestão de combustível, ten-do investido mais de 600 mil euros na aquisição de terrenos e negociado com uma centena de proprietários.
Adicionalmente, os trabalhos começarão a preparar um conjunto de infra-estruturas para a expansão seguinte da ZIM, que, segundo o autarca, ocorrerá quando “a zona que ainda hoje está em espaço florestal e que o Plano de Pormenor transformará em espaço para actividades económicas, venha a permitir uma nova e crescente área, com mais 13 hectares”. Nessa nova fase, a autarquia prevê investir “pelo menos dois milhões”.
3 mil postos de trabalho
estimados daqui a um ano
A ZIM da Adiça, que data do início dos anos 90, será, no entender do autarca, “um espaço de excelência daqui a cerca de um ano, moderno e preparado para acolher investimentos diferenciadores”. No final dos trabalhos, a autarquia estima ter cerca de 3 mil postos de trabalho na ZIM
Um anseio que entronca com a visão estrutural da autarquia, numa altura em que se deu início à construção do Centro Tecnológico e de Empreendedorismo de Tondela.
Segundo José António Jesus, “será um novo modelo de estímulo à inovação e criatividade, no apoio à internacionalização, à promoção do networking, à criação e fortalecimento de parcerias e ao estímulo e actuação conjunta e concertada, em particular com o tecido universitário e a matriz empresarial local”.
A obra de expansão e requalificação da ZIM tem um prazo de execução de 18 meses, mas a autarquia mostra-se convicta de que esse prazo poderá dimunuir. “A obra foi feita em vários blocos em simultâneo, há empresas diferentes que ganharam blocos diferentes e está tudo em construção em simultâneo, razão por que acreditamos que possa ser mais célere”, garantiu o autarca.
Em relação ao investimento efectuado, José António Jesus salienta que “não há paralelo de um investimento tão expressivo”, mas que este “deixará esta área de acolhimento empresarial como uma das mais qualificadas, preparadas e dimensionadas”. Se assim não fosse, as empresas “poderiam ver-se limitadas nos seus projectos de desenvolvimento e consequentemente por em perigo a sua própria actividade”.

“Um dos desafios mais
importantes deste mandato”

O investimento permitirá ao município continuar a sua aposta na captação de investimento externo, aumentando o emprego qualificado. “É nisto que nos sentimos empenhados dia a dia para garantir que continuamos a ter um dos concelhos com mais emprego e produtividade e com mais riqueza, porque sem emprego, sobretudo qualificado, não há riqueza nem há fixação de pessoas. E felizmente temos aqui instaladas empresas líderes nos seus sectores, que se diferenciam no campo tecnológico, da produtividade e no plano remuneratório, bem acima da média nacional”.
“Estas são as razões que nos levaram a ter desenvolvido este projecto, que é ambicioso mas que, ao mesmo tempo, é para nós um dos desafios mais importantes do presente mandato”, concluiu o autarca.




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu