Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município de Viseu compra tablets para emprestar a alunos


Quinta, 30 de Abril de 2020

O Município de Viseu deliberou adquirir 500 tablets, numa parceria com a Altice, ao abrigo do programa Escola Remota, que já inclui conteúdos programáticos para o 1º. Ciclo e pré-escolar e uma plataforma +Sucesso Escolar com aprendizagem remota, colaboração e partilha.
A decisão foi anunciada ontem pela autarquia. Em comunicado, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques explica que “depois de auscultados os cinco agrupamentos de escolas de Viseu, não podíamos ficar insensíveis às carências de muitas famílias”. “As nossas meninas e meninos têm que estar em pé de igualdade no acesso ao ensino à distância”, acrescenta.
Os tablets que serão disponibilizados aos alunos identificados pelos agrupamentos de escolas terão acesso à Internet, através de router 4G e 30 GB/mês de Internet móvel com três meses de acesso incluído.
O Município de Viseu vai investir 130 mil euros na aquisição destes equipamentos.
“Esta medida do Município de Viseu vem antecipar uma compra que já estava prevista no âmbito do nosso programa municipal Viseu Educa, para o início do ano escolar de 2020/21, que visa dotar todas as 190 turmas do 1.º Ciclo com dois ou três tablets que, em complementaridade com os quadros interactivos existentes em todas as salas de aula do concelho, permitirão uma melhor aprendizagem, maior sucesso educativo e a promoção da literacia digital”, acrescenta o autarca, sublinhando que se cumpre, por antecipação, “mais uma etapa que tem também como objectivo ter todas as escolas de Viseu com rede Wi-Fi até ao inicio do ano lectivo 2021/22.
“A rede Wi-Fi que chegará a todas as escolas do concelho será de utilização exclusiva dos estabelecimentos de ensino durante o período escolar e aberta à comunidade aos fins-de-semana e fora do horário de funcionamento das escolas, permitindo o acesso livre à comunidade em todas as freguesias do concelho de Viseu”, refere a autarquia no mesmo comunicado.
“Este esforço do município visa atenuar a grave lacuna existente no nosso país e, sobretudo, no nosso concelho, onde mais de um terço da população não tem cobertura digital por fibra óptica e a cobertura GSM é muito deficiente”, constata Almeida Henriques, lamentando que esta evidência não tenha sido ponderada pelo Ministério da Educação, que “avaliou a solução do problema aferindo o país pelo que se passa no litoral e nos grandes centros urbanos, não criando soluções de igualdade para os alunos do Interior”.
“O Município de Viseu assume as suas responsabilidades nos níveis de ensino que lhe estão atribuídos, esperando agora que o Estado Central encontre soluções para os outros níveis de ensino”, observa. Nesse sentido, reitera, que face a essa debilidade, se “assuma duma vez por todas a minha proposta - Portugal Digital 100% -, subscrita por muitos, articulando com os diferentes operadores a cobertura digital por fibra óptica do país, tal como se assegurou a cobertura por rede eléctrica logo após o 25 de Abril de 1974”.
Almeida Henriques propõe também a criação de um “roaming” nacional, que permita a cada cidadão que vive no Interior do país, independentemente do operador, ter acesso à rede com maior cobertura, assim como o lançamento de uma linha de crédito, com recurso à garantia mútua, para aquisição de computadores para os jovens dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário. “O Município de Viseu estaria disponível para assumir o custo da garantia mútua a todas as famílias do concelho”, conclui. 

Leia a notícia completa na edição em papel.



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu