Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmaras avançam com isenções para ajudar munícipes


Quinta, 26 de Março de 2020

As câmaras de Vouzela, Castro Daire, Resende e Lamego anunciaram isenções e prolongamento de pagamento de água, no sentido de minimizar as despesas das famílias, que por estes dias se encontram em casa, consumindo mais água em virtude da necessidade de uma higienização mais profunda.
Vouzela deliberou conceder às IPSS do concelho e à Misericórdia local uma isenção das taxas e tarifas associadas aos consumos de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, nos meses de Março, Abril e Maio, tendo por limite o consumo do mês homólogo do ano anterior acrescido de 20%. O objectivo, segundo a autarquia, é "apoiar o acréscimo de custos destas instituições neste período de pandemia".
Em Castro Daire, a câmara decidiu isentar o pagamento dos primeiros dois escalões de água previstos na Tabela de Taxas e Licenças do Município. Dessa forma, todos os consumidores vão estar isentos do pagamento do consumo de 10m3 de água mensais. Esta medida tem aplicação até ao final de Maio do presente ano, sendo que, se a situação o exigir, poderá ser prorrogada.
Por sua vez, Resende anunciou a isenção do pagamento do consumo de água e recolha de resíduos sólidos todos os consumidores comerciais e/ou industriais, sendo que essa isenção se aplica ao pagamento das rendas inerentes à exploração dos estabelecimentos concessionados pelo município.
"Estas isenções são aplicadas até 30 de Junho, porque é absolutamente fundamental a preservação do tecido empresarial como salvaguarda à actividade económica concelhia e da empregabilidade", refere a autarquia.
Por último, Lamego alargou o prazo de pagamento do consumo de água e da recolha de resíduos sólidos a todos os consumidores até 30 de Junho. A medida, de carácter excepcional, também abrange o pagamento de rendas, taxas e outros serviços, cujos prazos se venceram a partir da entrada em vigor do Plano de Contingência deste município, a 9 de Março último.




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu