Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ciclismo: Troféu Joaquim Agostinho vai hoje para a estrada


Foto: FPC Quinta, 11 de Julho de 2024

A corrida portuguesa há mais tempo inscrita sem interrupções no calendário internacional começa, como já se tornou tradição, com um prólogo de 8 quilómetros, em sistema de contrarrelógio individual, às 17h00 de hoje, no Turcifal.

A 47.ª edição da prova que homenageia Joaquim Agostinho tem um percurso com dificuldade crescente, de dia para dia. Após o prólogo, a primeira etapa, a disputar na sexta-feira, parece desenhada para uma chegada ao sprint. É uma ligação de 171 quilómetros, começando na Foz do Arelho, às 12h00, e terminando na Lourinhã, cerca das 16h00.

A segunda etapa tem partida e chegada no concelho de Torres Vedras. Começa na freguesia da Silveira, às 11h45, estende-se por 170,2 quilómetros, terminando no centro da cidade torriense, junto à estátua de Joaquim Agostinho, às 15h45, na quarta passagem pela meta. É a tirada que leva os corredores a percorrer o circuito de Torres Vedras, que inclui as subidas do Varatojo e da Serra da Vila.

A etapa-rainha é a última, marcada para domingo. Começa na Atouguia, às 11h30, e termina no alto de Montejunto, pouco depois das 15h30. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria.

Integrada no programa do Troféu Joaquim Agostinho, vai disputar-se, no sábado, a quinta e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo. Vai disputar-se a partir das 12h45, no centro da cidade de Torres Vedras.




FIG