Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ataque deixa milhares de pessoas sem energia elétrica


Quarta, 19 de Junho de 2024

 Um ataque russo durante a noite contra uma infraestrutura de energia no centro da Ucrânia deixou milhares de pessoas sem eletricidade, anunciaram hoje as autoridades de Kiev.
As zonas afetadas situam-se nas proximidades da linha da frente ou na fronteira com a Rússia, disse o ministério da Energia da Ucrânia, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.
Os cortes de energia afetam principalmente a região oriental de Donetsk, onde se registam os combates mais intensos e onde cerca de 55.000 assinantes do serviço de eletricidade estavam sem energia hoje de manhã.
Os cortes estavam a afetar também Dnipro (centro), Zaporijia (sudeste), Kharkiv e Sumi (nordeste), Kherson (sul) e Chernobyl (norte).
Os apagões não planeados juntam-se aos que as autoridades programam todos os dias em toda a Ucrânia para poupar eletricidade devido ao défice causado pelos sucessivos ataques de mísseis e ‘drones’.
A Rússia destruiu grande parte da capacidade de produção de eletricidade da Ucrânia desde que invadiu o país vizinho em fevereiro de 2022.
A Ucrânia está a trabalhar para reparar o equipamento e as centrais elétricas danificadas ou destruídas pelos ataques russos, antes que a procura aumente com o início do tempo frio, disse o ministério.
As empresas e as pessoas em toda a Ucrânia estão a depender de geradores de energia para continuarem a viver e a trabalhar normalmente no meio dos apagões.




FIG