Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

O Diário de uma República onde as oportunidades não são iguais para todos


Rafael Teixeira Sábado, 03 de Junho de 2023

A companhia de teatro Amarelo Silvestre, de Canas de Senhorim, faz hoje a antestreia nos próximos dias o Diário de uma República II, uma peça que conjuga o som, texto e sonografia com a fotografia, para expor a realidade do setor laboral no país.


“O trabalho não nos tira da pobreza, então porque continuamos a trabalhar?”. A questão puramente retórica é lançada por Fernando Giestas, diretor artístico da Amarelo Silvestre, que apresenta hoje o Diário de uma República II, uma peça que explorará a temática do trabalho no território português. “Há toda uma panóplia de problemáticas que nós sentimos que era interessante trazer para a reflexão teatral”, explica.
O Diário de uma República começou em 2020, e vai estender-se até 2030, num projeto que nasce do trabalho dos fotógrafos Augusto Brázio e Nelson d’Aires. “O Augusto tem uma longa experiência no foto-jornalismo e ambos são fotógrafos com um trabalho muito sólido em Portugal”, desde a fotografia documental e de território à artística.
A primeira edição do Diário de uma República dedicou-se à justiça, mas agora faz-se segunda abordagem, dedicada ao trabalho. Hoje há uma sessão extra, às 17h00, no Auditório dos Bombeiros de Canas de Senhorim. A peça explora fotografias captadas desde o ano passado, em Nelas, Viana do Castelo, Lisboa, Ponte de Lima, Portalegre, Vila do Conde, Ílhavo e Leiria e Loulé, que recebe a estreia do espetáculo no Teatro Loulense a 10 de junho.
As fotografias serão projetadas em telas e, paralelamente, recorrer-se-á ao texto, coreografia e sonografia para trabalhar a temática do trabalho. “Vamos olhar para as fotografias e sentir nelas aquilo que já têm de matéria teatral, nomeadamente a questão coreográfica, os gestos, as linhas e perspetivas. Também a questão dos figurinos, que as fotografias já demonstram”, explica o diretor artístico. “O que podem dizer-nos estas fotografias e o que podemos dizer delas? É uma matéria muito rica para este nosso propósito”, reconhece.
“Ter pouco por escolha é uma coisa”, mas ser pobre devido ao passado e contexto familiar “faz toda a diferença”, alerta Fernando Giestas. “É uma beleza muitas vezes perigosa, pois pode haver a poetização da pobreza. É muito bonito o gesto de ver pessoas a estender a roupa, cavar a terra e manobrar uma máquina, pois se há coisa que gosto é de pessoas, da existência humana. Mas é uma armadilha, as pessoas entram nessa romantização da simplicidade e de quem tem pouco para viver. As pessoas vivem em más condições e batalham por ter uma vida digna, mas não saem daí porque não podem, é o tal elevador social”. Fique claro, Fernando Giestas admite não apresentar soluções. “De repente, há uma nova forma de olhar para o trabalho e para a precariedade, mas o intuito é sempre colocar mais questões do que dar respostas. Queremos partilhar o nosso questionamento com as pessoas”, justifica.




Teme-se aquele que nada tem a perder
Estamos em 2009 e Fernando Giestas co-funda a Amarelo Silvestre com Rafaela Santos, que mantêm a direção-artística da companhia até hoje. Na altura, Rafaela mudava-se de Lisboa para a região de Viseu. Profissionalmente, Fernando estava numa transição entre o jornalismo e o teatro.
“Era um momento de conturbação social e económica no país, um contexto difícil, mas por uma questão de sobrevivência e de querer batalhar por um sonho, decidimos criar o nosso próprio emprego”. A dimensão deste risco foi pouco equacionada. “As dificuldades existiam, mas às vezes temos de fechar os olhos, correr e esperar não bater em nenhuma parede”, justifica.
A paixão pela arte teatral nasce, apropriadamente, no Teatro Viriato, onde Rafaela Santos dava aulas. “Mantive o registo da escrita, que serviu de elo de ligação entre as áreas do jornalismo e do teatro”, explica. No fundo, ambos tinham pouco a perder “e muito a ganhar”, resume.


As dificuldades financeiras de quem vive da arte

As dificuldades associadas à concretização do projeto são as habituais e esperadas. “A compensação financeira ainda é um problema. Nós vivemos disto e precisa-se de dignificar o trabalho que fazemos”, desabafa. “Também é preciso ser acompanhado de investimento financeiro e de recursos humanos e técnicos”, explica, ao que companhia Amarelo Silvestre se candidatou aos aos apoios da Direção-Geral das Artes. “Tivemos esse reconhecimento, pelo que teremos apoio bienal durante 4 anos, entre 2023 e 2026. Ainda assim, a Câmara Municipal de Nelas “tem sido uma entidade muito importante neste percurso”, concede.




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu