Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Furacão deixa rasto de destruição e milhares de euros de prejuízo (reportagem)


Mário Pinto (texto e foto) Segunda, 15 de Outubro de 2018

Bares de praia destruídos, marginal cortada, telhados arrancados, ruas cheias de destroços, queda de chaminés de habitações, centenas de árvores caídas e sinais de trânsito derrubados. Este era o cenário vivido ontem na Praia do Pedrógão, concelho de Leiria, provocado pelo furacão Leslie na noite de sábado e madrugada de ontem, que deixou um rasto de destruição e milhares de euros de prejuízo. Dois funcionários de um restaurante estiveram durante duas horas no interior do estabelecimento, debaixo de uma mesa, por não terem conseguido sair devido ao vento forte.
Ontem à tarde, todos os esforços e meios da protecção civil de Leiria e dos Bombeiros Voluntários de Leiria estiveram concentrados junto ao café/restaurante 'Marés Vivas', que ficou total destruído pelo vento forte do furacão Leslie, deixando um prejuízo avaliado pelo proprietário em cerca de 250 mil euros. Manuel Quiaios, empresário na área da restauração na única praia do concelho de Leiria, faz contas aos prejuízos materiais provocados pelo furacão que destruiu, em cerca de duas horas, 20 anos de trabalho. Agarrado ao telemóvel, o empresário, contou os momentos e as horas de aflição que viveu com a chegada do forte temporal quando o relógio marcava às 22h00 de sábado.
“O restaurante esteve cheio durante a noite e quando o vento soprou com força eram precisamente 22h00. O último cliente tinha saído há cinco minutos do restaurante. Estava a fechar as contas no TPA [multibanco]
e só tive tempo de meter a mão à gaveta, retirar o dinheiro e fugir agarrado ao meu filho e à minha nora. Se não fossemos tão rápidos tínhamos ido pelo ar. Já apanhei muitas tempestades no mar, porque sou pescador, e em terra, mas como a de ontem [sábado], nunca”, contou o empresário, ainda a (tentar) recuperar forças e com o olhar focado no restaurante destruído pela tempestade.

Leia a notícia completa na edição em papel.



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu